Orkut Facebook Twitter Youtube Flickr Share SDUIS: San Diego University For Integrative Studies - Furada!!!

Category : , ,

Decidi fazer minha tão sonhada viagem aos Estados Unidos para estudar inglês. Queria um lugar onde desse pra eu curtir minhas férias e, ao mesmo tempo, aprender alguma coisa e (ah, o principal!) que fosse barato. Descobri a SDUIS: San Diego University For Integrative Studies.

Sabedoria popular é foda, né?! Há muito tempo se diz que "o barato sai caro". Pude comprar isso naquela escola.

Vamos relatar os problemas por ordem cronológica:

1) Dia da chegada: pra meu azar, cheguei numa sexta-feira depois das 4:00 pm, horário em que, nesse dia da semana, eles simplesmente fecham a escola e só a reabrem na segunda-feira. Eu ia morar 1 mês na casa da escola (outra furada gigantesca!). Enfim, fiquei na rua sem saber pra onde ir e nem com quem falar. Minha sorte foi que o povo de San Diego é muito gente boa. Pedi informação pro povo da rua e descobri que a casa da esquina era da escola. Fui entrando e literalmente pedindo abrigo pro pessoal que já tava lá. Se tivessem dito "vaza, vc só entra aqui com autorização da galera da escola", eu estaria ferrado!

2) Depósito: para ficar hospedado na casa da escola, você tem que pagar um depósito de 200 dólares de garantia para caso você quebre algo na casa (normal). O problema é que vc paga o depósito no cartão de crédito e eles simplesmente não falam como vão reembolsar. A coisa mais lógica seria o estorno no cartão. No último dia (literalmente) fico sabendo que eles se dão o direito de enviar um cheque pra vc em até 30 dias depois da sua saída no valor do depósito. Agora me responda: como eu vou trocar um cheque dos Estados Unidos em Cuiabá??? De que me serve isso agora? Tive que pedir pra eles mandarem o cheque pra uma amiga minha que mroa em New Jersey! Como o cheque estava no meu nome, ela não conseguiu trocar. Sugestão da escola para resolver esse problema? "Fale pra sua amiga assinar o verso do cheque como se fosse você. Daí o banco troca." Boa sugestão, né?! Falsificar uma assinatura!

3) Ensino: aquilo lá nada mais é do que uma "I-20 form store". Muita gente que só paga a mensalidade pra ter um I-20 e, com isso, se manter no país. Por isso, o ensino é péssimo! A professora da minha turma tava mais perdida do que cego em tiroteio. Muitos brasileiros falando português na sala de aula, muitos coreanos falando sua própria língua lá também. Enfim, só é legal pra conhecer gente que quer curtir férias. Pra aprender, no way!!!

4) Casa: esse é o "orgasmo" da furada! Simplesmente um lixo. Não tem fogão, você tem que usar um microondas da década de 80 (literalmente, viu?!). A casa é super suja, toda em carpete. Tem um casal de imigrantes ilegais chatos pra caramba que limpam só o corredor e o banheiro. Ah, o banheiro... Podre! O quarto não vê limpeza acho que desde que a casa foi construída. Isso sem falar nas normas: só pode cozinhar no microondas, não pode beber nada, não pode lavar roupa, não pode usar as tomadas (elas não funcionam), não pode fazer nada! Bom, vamos agora para as questões "legais": descobri que San Diego possui regras com relação à ocupação dos imóveis: consumo de água e energia elétrica, número de pessoas por casa. Enquanto eu estava lá, funcionários da prefeitura bateram lá duas vezes pra reclamar de algumas coisas.

Agora o que mais revolta é o seguinte: as donas da escola são (acredite!) brasileiras. Na hora de te convencer a fechar contrato, mostram toda a "hospitalidade" dos brasileiros. Na hora de resolver um problema, incorporam o "american stupid way of life" e te tratam igual a um cachorro dizendo repetidamente "não posso resolver o seu problema" em bom e claro português.

Apesar de tantos problemas, tem seu lado bom: fiz amizades incríveis ali e tive as melhores férias da minha vida com a galera que conheci lá. Eh, se bem que acho que a escola não contribuiu em nada pra isso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário