UYUNI - Não utilizem esta empresa!!! Expediciones Lipez

Category : ,

Ola Pessoal,

O objetivo deste tópico é alertar a todos que pretendem passar por Uyuni sobre a idoneidade de uma empresa que experimentei por la. Foi um grande fiasco parte do passeio por conta da completa falta de profissionalismo e falta de caráter que tivemos que nos submeter na Bolívia.

Toda a descrição da viagem está em: cusco-puno-copacab-lapaz-uyuni-sanpedro-arequip-paracas-lima-t35425.html

Saímos de La Paz no dia 25/06/09 à noite e pela manha (6:00) chegamos à Gelada Uyuni. Andamos um pouco pela cidade e começamos a pesquisar os preços dos passeios pelo Salar. Tem muita opção de empresas, mas os passeios são muito parecidos e não variam quase nada. Pode-se optar por passeios de 1 a 5 dias, sendo os mais comuns os de 1 a 3. Os preços também não são muito diferentes o que me lembra as aulas de economia: Cartel!

O que acontece lá é o seguinte: Todas as empresas turísticas da cidade vendem os mesmos pacotes e nem todas operacionalizam os passeios. Elas encaixam os passageiros que compram com elas em veículos de outras empresas. Pra fugir disso, decidimos com cautela a empresa que deveríamos contratar. Perguntamos qual o veiculo, se poderíamos olhar, vimos onde tinha mais gente comprando, pegamos mapas, olhamos indicações na net e talz.

Resultado: Contratamos a Expediciones Lipez para um passeio de 3D+2N com direito a: Todas as refeições e bebidas, 2 noites em Hotéis simples mas limpos (uma no Hotel de Sal - Pousada Nusta – Hotel Aquaquiza a outra na Laguna Colorada), transporte até San Pedro de Atacama, Festa Típica, passagem pelas seguintes atrações: Isla Pescado, Lagunas Canapa, Hedionda, Honda, Charcota e Ramaditas, um Cemitério (não lembro o nome), a Arvore de Pedra, Laguna Colorada, Vulcão Lincancabur e Laguna Verde. Tudo por 550 Bolivianos por cabeça. Saímos felizes da vida com o pacote e o preço!!! BURROS!!! ...rs...

Logo na saída as coisas ficaram estranhas: Havíamos combinado que apenas 6 pessoas andariam no carro (4x4 Toyota): 1 na frente junto com o motorista, 3 no banco do meio e 2 no banco traseiro. Então uma cozinheira se juntou ao grupo e as meninas se espremeram atrás. O Bonitão aqui já queria criar confusão, mas meu parceiro de viagem achou que poderíamos dar um desconto dessa vez.

O carro quebrou por 2 vezes no passeio (uma logo no primeiro dia). Tenho um 4x4 também e costumo fazer trilhas: É normal um carro como este ser exigido e fatalmente acontecem problemas. Mas naquela situação pra mim não foi coincidência, mas pura falta de manutenção! Com essas paradas técnicas pra arrumar a Jabiraca, perdemos umas 5 horas de passeio no total (poderia ter sido pior).Burros, felizes e contentes apertados na Jabiraca!!!

Depois da última manutenção, ficamos sem o freio traseiro direito! Que bom pra segurança de todos em um carro com 8 pessoas e totalmente carregado!!! Se não fossem Toyotas, acho que estaríamos lá no Salar até agora.

Na segunda noite de viagem, pelo fato de termos de fazer as paradas técnicas, chegamos atrasados no “Hotel” e ele estava cheio. Assim, o motorista rumou pra um segundo, logo ao lado da primeira opção. Não tem definição melhor que um muquifu fedorento!!!

Só pra esclarecer: Eu não sou nada fresco, alias, meu apelido já foi Troll pra alguns amigos. Fiquei sem tomar banho 3 dias por 2 vezes a viagem (não por opção é claro) e não achei tão ruim assim. Mas aquele Hotel era um LIXO!!! Logo, entendam que o Hotel era de pelar o cu da gralha (lembrando que Gralhas tem cloaca)!!!

Ai começou o pau: Entrei no primeiro hotel pra saber como era e conclui que estava com uma disparidade muito grande em relação ao oferecido como backup. Perguntei ao motorista se não tínhamos outras opções e ele falou inicialmente que não! Quando falei pro pessoal ir ao banheiro do Hotel, todo mundo começou a me apoiar ...rs... Depois disso a conversa mudou e ele (o motorista) perguntou se não queríamos ir ver outro, o qual teríamos que pagar uma diferença!!! Fui lá ver e era um pouco melhor. Topamos o segundo, mas argumentei que não iria pagar diferença alguma! Ai virou um levante armado, ninguém topou pagar a diferença. O cara ficou uma fera comigo, o reacionário liderando a revolução!

Posso estar errado, mas implicitamente achei que ele iria ganhar a diferença da grana nos colocando no muquifão, e depois, quando convenci a todos de mudar de hotel, ficou Puto porque não iríamos pagar a diferença, que provavelmente não existia (seria embolsada neste caso) ou teria de ser paga pela própria Lipez Expediciones.

Ao final do passeio, na fronteira entre a Bolívia e o Chile, o motorista nos pergunta: “Vcs estão com o Voucher do Ônibus pra San Pedro ai? Qual a empresa?” E a resposta obvia: “Que voucher? Ninguém nos deu nada!”

Conversamos com o motorista, pra que ele nos levasse a San Pedro e ele não podia, pedi que nos pagasse um ônibus qualquer e ele não tinha dinheiro. Perguntei às empresas de transporte se a Lipez não poderia pagar as passagens no dia seguinte e todos recusaram, pois aquilo já havia acontecido outras N vezes e eles nunca pagaram nada a ninguém... A P O C A L I P S E !!! Contratamos a pior empresa de turismo da historia e fomos deixados na fronteira!!!

Chamei a policia e tudo! Acabamos pagando nós mesmos a passagem (5US$ ou 40 Bolivianos), mas não sem antes formalizar uma reclamação na Policia de fronteira: Escrevi a Mao uma espécie de B.O. contra a empresa. O Policial confirmou as criticas e se prontificou a pegar uma copia (feita à mão também, pois não havia Xerox na “aduana”) e levar as autoridades, bem como a assinar a minha copia para que pudesse tomar as providencias cabíveis.

A super estutura sem telefone, computador, impressora e xerox da Fronteira entre Bolivia e Chile!

Não acredito que tenho muito que fazer com esse documento mas aqui no Mochileiros, podemos evitar que outras pessoas entrem nessa ROUBADA .

Anexas estão a reclamação assinada pelo Oficial responsável pela fronteira de Ito Cajones: Sargento Jorge Quispo bem como o Voucher de Contrato expedido pela Lipez Expediciones à Igor e Fabiano Tommasino (não quis colocar o sobrenome do Igor). Tem também algumas fotos interessantes com descrições logo abaixo.

Um abraço a todos e por favor: Não contratem essa empresa!!!
Expediciones Lipez – http://www.expedicioneslipez.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário